Por detrás do risco informático, consequências para toda a empresa

Informatica

Tentativa de extorsão, roubo de dados sensíveis, neutralização temporária de um website ou simplesmente o desvio de e-mails – assim que afeta uma empresa, um ataque informático, mesmo de menor importância, nunca é insignificante.

O hacking não olha a setores, dimensões ou indústrias. Segundo o relatório de 2021 do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal, “as principais vítimas dos agentes de ameaças, em Portugal, são os cidadãos em geral, as PME  (Pequenas e Médias Empresas), os Órgãos de Soberania, a Administração Pública e os setores da Banca e da Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CNCS)”.  As PME podem operar geralmente num ecossistema local, onde a informação circula rapidamente, mas a verdade é que a concorrência nem sempre é amigável.

Além do cibercrime ter efeitos alarmantes para a atividade da empresa, revela a sua própria vulnerabilidade, algo que não é aconselhável para nenhuma das partes afetadas: clientes, fornecedores, parceiros financeiros, entre outros.

Assim, o impacto do ciber-risco é incontornável: traz consequências significativas para a reputação e credibilidade das empresas, faz diminuir a confiança dos clientes e testa a capacidade de resistência das empresas perante as constantes falhas de segurança e os crescentes ataques aos seus negócios.

 As novas práticas aumentam o número de comportamentos de risco

“Os Cibercriminosos e os Agentes Estatais são os agentes de ameaças mais relevantes em Portugal”, de acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal. O cibercrime é o tipo de crime económico que mais tem crescido a nível nacional e no mundo.

Falta de software antivírus eficaz, programas e sistemas operativos desatualizados, instalação de todo o tipo de aplicações e utilização descontrolada dos dispositivos por membros da família – os utilizadores de dispositivos móveis raramente são tão rigorosos com os seus telemóveis quanto são com os seus computadores. É por isso que as novas utilizações e a preferência por ter todos os dispositivos conectados entre si multiplicam os comportamentos de risco.

Seguro Cyber Risks – Feche a porta a ataques cibernéticos

Ainda que utilize formas de proteção eficazes, ter um seguro contra ciber-riscos na sua empresa vai ajudá-lo a reduzir os riscos que não consegue controlar.

Conheça todas as coberturas do Seguro Cyber Risks da Tranquilidade e esclareça todas as suas dúvidas connosco através do telm. +(351) 916 310 000 ou pelo e-mail: [email protected]

Informação original em https://www.tranquilidade.pt/blog/trabalho/cibercrime-nas-empresas-consequencias-e-como-o-combater