Seguro de Vida do Crédito à Habitação: É possível mudar?

Se está a pagar um crédito à habitação, o mais provável é ter feito o seguro de vida junto da entidade bancária que lhe concebeu o empréstimo. No entanto, sabia que não é obrigado a fazer o seguro de vida no banco onde realizou o empréstimo e que pode escolher uma seguradora que lhe ofereça mais benefícios?

Esta opção pode ser feita no momento da negociação com o banco ou até mesmo durante o contrato do crédito à habitação.

A mudança é sempre possível, mas nem sempre é fácil. Por isso, reunimos neste artigo alguns aspetos a ter em conta quando mudar o seu seguro de vida de entidade:

  • Spread

Ao fazer o seguro na seguradora do banco vai gerar um prémio que fará baixar o seu crédito de habitação. Se escolher fazer o seguro noutra entidade vai ficar sem esse “prémio”, acabando por ficar com um spread (componente da taxa de juro) mais alto.

Mas não se deixe enganar, existem seguradoras que oferecem prémios mais baixos do que a entidade bancária. E, assim, vai conseguir poupar mais do que o spread oferecido pelo banco.

  • Compare coberturas

Ao mudar o seu seguro de vida deve comparar as coberturas que lhe são oferecidas nas diferentes seguradoras e escolher a que tenha uma proteção mais alargada e que traga mais benefícios para si. Ao mesmo tempo, deve optar por um seguro adequado ao seu estilo de vida.

  • Fator idade

O aumento da idade está associado ao aumento do risco de morte, o que leva, por consequência, ao aumento do valor pago pelo seguro de vida. Logo, não se deve iludir pelo valor que paga no primeiro ano, mas sim perceber o valor que vai pagar nos anos seguintes.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos cá para ajudar. Contacte a André Abreu Seguros.