O fim do ano está cada vez mais próximo e por isso, é importante relembrar que a campanha de vacinação da gripe e da COVID-19 continua a decorrer em cerca de 3.500 pontos de vacinação.
O período recomendado para a sua toma é entre o outono e o inverno de 2023/2024, preferencialmente até ao final do ano civil de 2023. É importante que saiba que a vacinação não fornece proteção a longo prazo, dessa forma, deve ser tomada a cada campanha de vacinação sazonal.
Ao vacinar-se previne que, em caso de infeção, os sintomas sejam menores. Além disso, a possibilidade de contrair doenças graves associadas a gripes e constipações é bastante reduzida.
Embora não seja obrigatório submeter-se à toma das duas vacinas (gripe e COVID-19), esta prática é altamente recomendada. Este ano, o processo de vacinação é ainda mais fácil. Não precisa de prescrição de receita médica, através do cartão de cidadão a sua vacina estará garantida. Pode facilitar ainda mais o processo ao fazer a marcação online.
A co–vacinação é fornecida de forma gratuita: a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, grávidas, pessoas com mais de 6 meses de idade e residentes ou internados por períodos prolongados em lares ou instituições prestadoras de cuidados de saúde e com determinadas doenças crónicas, assim como a profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bombeiros, profissionais de estabelecimentos prisionais e profissionais em contacto com residentes ou internados.
A vacina contra a COVID-19 é administrada de forma gratuita a pessoas com idades compreendidas entre os 5 e os 59 anos com doenças de risco, assim como a funcionários e residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
A administração das vacinas é realizada nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), nas Unidades Locais de Saúde (ULS) e nos Centros Hospitalares. As farmácias aderentes à campanha são também um ponto de vacinação. Podem ainda, ser administradas ao domicílio, nos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho/Saúde Ocupacional dos estabelecimentos de saúde, em lares de idosos e em estabelecimentos prisionais.
Os cuidados a ter nesta altura do ano devem ser redobrados. Ter um seguro de saúde, um seguro de vida ou um seguro de saúde +55 deve estar dentro das suas prevenções de outono/inverno. A André Abreu Seguros tem as soluções que precisa para se manter protegido em qualquer altura do ano. Contacte-nos e faça a sua simulação.